Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/67
Tipo: Trabalho apresentado em evento
Título: Cartografia histórica e conceitual da bibliometria: informetria no Brasil
Autor(es): Pinheiro, Lena Vânia Ribeiro
Silva, Giselle Santos
Abstract: Abordagem histórica da Bibliometria / Informetria no Brasil, tendo por alicerces teóricos o pensamento de Solla Price e a evolução conceitual, com o objetivo de analisar a origem e percurso desta área, em especial no IBICT, instituição pioneira na introdução da Bibliometria, no início da década de 1970. Produção de dissertações e teses na pós-graduação do Instituto, seus respectivos orientadores e orientandos, gerações acadêmicas, enfoques e tendências em linhas de pesquisa, complementados pela identificação de outros focos de produção bibliométrica em nosso País. A promoção de cursos e eventos técnico-científicos, bem como a criação de grupos de pesquisa sobre a questão, apontam a expansão e fortalecimento das metrias da comunicação científica no Brasil e perspectivas promissoras pela convergência de competências e experiências acadêmicas em programas de pós-graduação, linhas e grupos de pesquisa.
Palavras-chave: Bibliometria
Informetria
Dissertações
Teses
Brasil
Editor: Ibict : Unb
Citação: In: CONFERENCIA IBERO-AMERICANA DE PUBLICACOES ELETRONICAS NO CONTEXTO DA COMUNICACAO CIENTIFICA, 2, 17-21 nov. 2008, Rio de Janeiro. Anais CIPECC 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/123456789/67
Data do documento: 2008
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em Congresso no Brasil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PinheiroCIPECC.pdf195,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.