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http://ridi.ibict.br/handle/123456789/482
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Fátima Santana da | - |
dc.creator | Fernandes, Geni Chaves | - |
dc.creator | Lima, Clóvis Ricardo Montenegro de | - |
dc.date.accessioned | 2014-12-18T17:32:39Z | - |
dc.date.available | 2014-12-18T17:32:39Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | Silva, Fátima Santana da; Fernandes, Geni Chaves; Lima, Clóvis Ricardo Montenegro deAdministração de bibliotecas em instituições privadas de ensino superior: uma abordagem discursiva a partir das novas demandas de acesso e uso da informação. Informação @ Profissões, Londrina: UEL, v.2, n.2, p. 66-91, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2317-4390 | - |
dc.identifier.uri | http://ridi.ibict.br/handle/123456789/482 | - |
dc.description.abstract | Introdução: Indaga sobre a adequação da atual administração de bibliotecas em instituições privadas de ensino superior, quando a expansão e diversificação do perfil do alunado de graduação, as demandas de formação e informacionais na sociedade da informação, configuram novos modos de ensino e produção de conhecimentos.Objetivo: Propõe uma abordagem discursiva, a partir das novas demandas de acesso e uso da informação, para a administração destas bibliotecas. Metodologia: Opera-se um diálogo entre análises obtidas por mapeamento da literatura sobre administração de bibliotecas acadêmicas brasileiras (BRAPCI e SNBUs) e pesquisa de campo junto a bibliotecários de instituições privadas de ensino superior, docentes e estudantes, em estudo de caso no Rio de Janeiro, apontam a um momento oportuno para repensar a reconstrução destas bibliotecas. Resultados: A expansão e diversificação do perfil do alunado de graduação, as demandas de formação e informacionais na sociedade da informação, contrastam com o pouco conhecimento das teorias da administração e a inadequação da atual configuração destas instituições aos modelos contemporâneos de gestão. Destacam-se a insipiente comunicação e participação entre gestores e as equipes e entre a biblioteca e seus usuários. A fragilidade do conhecimento em administração, no caso destas unidades, sugere a inexistência de claras políticas administrativas, de modo que a avaliação dos cursos de graduação pelo INEP aparece como uma espécie de substituto da política de desenvolvimento de coleções. Conclusões: Propõe-se uma Administração Discursiva, conjugando as bases teóricas de agir comunicativo de Habermas e percepção da biblioteca como um sistema que pode aumentar sua complexidade, da teoria de Luhmann. As queixas e demandas de interessados na biblioteca são apresentadas como pontos que podem ser utilizados em uma ação de aproximação com estudantes e docentes, para abrir um diálogo em que, juntos possam construir uma biblioteca que podem ter e que também seja a que querem ter. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Ilce Cavalcanti (ilce@ibict.br) on 2014-12-18T17:32:39Z No. of bitstreams: 1 ClovisGeni.pdf: 240478 bytes, checksum: 5a0830bc36709d9c3dfa74721ae7067b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2014-12-18T17:32:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ClovisGeni.pdf: 240478 bytes, checksum: 5a0830bc36709d9c3dfa74721ae7067b (MD5) Previous issue date: 2013 | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | UEL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Administração de Bibliotecas Acadêmicas | pt_BR |
dc.subject | Administração Discursiva | pt_BR |
dc.subject | Avaliação do INEP | pt_BR |
dc.title | Administração de bibliotecas em instituições privadas de ensino superior: uma abordagem discursiva a partir das novas demandas de acesso e uso da informação. | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos apresentados em Congresso no Brasil |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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