Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/471
Tipo: Apresentação
Título: O código de classificação de documentos de arquivo para a administração pública federal e a organização e representação da informação na Fundação Oswaldo Cruz.
Autor(es): Mendes, Renata Lourenço
Souza, Rosali Fernandez de
Abstract: O Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), seguindo orientações estabelecidas na Lei Federal n⁰ 8.159/1991, publica em 1994 o Código de Classificação de Documentos de Arquivo para a Administração Pública Federal como instrumento de uso obrigatório na organização de documentos provenientes das atividades-meio do poder executivo federal. Atendendo a esta orientação, a FIOCRUZ desenvolveu o Código de Classificação de Documentos de Arquivos da Fundação Oswaldo Cruz (CCDA-Fiocruz). O presente trabalho tem como objetivo analisar o CCDA-Fiocruz como instrumento de organização e representação da informação para as demandas da Instituição em conformidade com as especificações do CONARQ. O referencial teórico foi constituído em base dos princípios de classificação aplicados à arquivologia e a esquemas de classificação bibliográficos. A metodologia de desenvolvimento do trabalho foi pautada em dois aspectos : 1) na análise do CCDA-Fiocruz segundo elementos de análise de esquemas de classificação bibliográfica obtidos na literatura; 2) na identificação da demanda dos usuários do CCDA-Fiocruz obtida por entrevista especialmente elaborada com esta finalidade, complementada por sugestões espontâneas prévias a este trabalho . As análises identificaram elementos teóricos que embasaram a construção do CCDA-Fiocruz, assim como propostas de alteração. Os resultados apontam para possíveis encaminhamentos visando adequar o referido Código às demandas dos usuários e à dinâmica organizacional da Fiocruz em base das especificações do CONARQ.
Palavras-chave: Classificação de Documentos de Arquivo
Código CONARQ para Administração Pública Federal
Código FIOCRUZ de Classificação de Arquivo
Editor: ANCIB
Citação: Mendes, Renata Lourenço; Souza, Rosalí Fernandez de. O código de classificação de documentos de arquivo para a administração pública federal e a organização e representação da informação na Fundação Oswaldo Cruz. In: ENANCIB, 14., Florianópolis. Anais... Florianóplis: ANCIB, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/471
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em Congresso no Brasil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rosali2.pdf725,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais