Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/468
Tipo: Apresentação
Título: Comissão da verdade: os documentos e a verdade.
Autor(es): Côrbo, Dayo de Araújo Silva
Lima, Clóvis Ricardo Montenegro de
Abstract: Neste artigo tem-se como objetivo investigar o papel da informação, materializada em documentos, na busca de uma versão consensual da verdade por atores sociais, que agem comunicativamente, e que, produzem aprendizagem ao agirem. Utiliza-se como objeto de investigação as comissões da verdade instauradas na América Latina, da Argentina e do Chile, destacando-se a recém-instaurada, Comissão Nacional da Verdade do Brasil. A metodologia empregada é uma pesquisa descritiva e exploratória. Usa-se como referencial teórico à reformulação de uma versão discursiva da verdade feita por Jürgen Habermas, com fins de sanar o problema da ineficácia da teoria da verdade por correspondência. Nessa teoria, o conceito de verdade compara-se a uma assertividade ideal e é atributo dos enunciados. A partir da teoria pragmática da verdade, evidencia-se no objeto de estudo que a informação, em atos de fala e na sua materialização documental, atua como uma verdade provisória que se valida no discurso público
Palavras-chave: Comissão da Verdade
Informação
Documento
Verdade
Discurso
Editor: ANCIB
Citação: Côrbo, Dayo de Araújo Silva; Lima, Clóvis Ricardo Montenegro de. Comissão da verdade: os documentos e a verdade. In: ENANCIB, 14., Florianópolis. Anais... Florianópolis: ANCIB, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/123456789/468
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em Congresso no Brasil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Clovis.pdf325,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.