Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/466
Tipo: Apresentação
Título: Informação em rede no consumo responsável: a experiência da rede ecológica.
Autor(es): Santos, Nadia Bernuci dos
Issberner, Liz-Rejane
Abstract: Esta pesquisa aborda a dinâmica dos fluxos de informação de uma rede organizada em torno do consumo responsável. Parte de uma perspectiva ampla onde a questão ecológica emerge evidenciando a insustentabilidade do sistema de produção e consumo ante o esgotamento de recursos naturais. A partir daí, o tema aproxima-se de aspectos associados ao consumismo enquanto importante operador desse modelo de crescimento capitalista, trazendo para o debate a constituição de movimentos que se opõem ao consumismo e buscam uma transformação por meio de uma práxis social que contraria a lógica de mercado dominante. A pesquisa selecionou para a elaboração de um estudo de caso um grupo de ativistas que se organizam num movimento denominado Rede Ecológica (RE). Para realização desta investigação foi empregada a Análise de Redes Sociais e elementos obtidos por meio de entrevistas e levantamentos in loco. A pesquisa mostrou que a RE adota em sua prática princípios ecológicos e de justiça social. Utiliza amplamente as TIC em seus processos diversos e segue princípios gestão participativa em suas atividades.
Palavras-chave: Informação em Rede
Consumo Responsável
Rede Ecológica
Editor: ANCIB
Citação: Santos, Nadia Bernuci; Issberner, Liz-Rejane.Informação em rede no consumo responsável: a experiência da rede ecológica. In: ENENCIB, 14., 2013, Florianópolis. Anais... Florianópolis, ANCIB, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/123456789/466
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em Congresso no Brasil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Liz.pdf628,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.