Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/455
Tipo: Apresentação
Título: Informação e deredes sociais na saúde: uma análise do campo da educação popular e saúde com foco nos atores acadêmicos.
Autor(es): Silva, Marcus Vinícius Pereira da
Marteleto, Regina Maria
Abstract: Este artigo busca analisar os fluxos informacionais no campo da Educação Popular e Saúde (EPS), com foco nos papéis e posições dos atores acadêmicos. Adota-se o conceito de informação relacionado ao seu aspecto sociocultural, no qual a informação está associada ao processo de transformação do conhecimento. Recorre-se ao conceito de rede social associada à ação coletiva, à noção de intelectual específico desenvolvida por Foucault e ao conceito e metodologia de construção compartilhada do conhecimento para apoiar a análise de redes sociais (ARS). Os membros do Grupo de Trabalho de EPS da Associação Brasileira da Saúde Coletiva (Abrasco) foram selecionados como campo empírico. Os resultados apontam que os atores acadêmicos possuem um papel de destaque no plano epistemológico e político, além de terem o papel de intermediar as informações que circulam na rede.
Palavras-chave: Educação Popular e Saúde
Informação e Comunicação em Saúde
Análise de Redes Sociais
Atores Acadêmicos
Editor: ANCIB
Citação: Silva, Marcus Vivnícius Pereira da; Marteleto, Regina Maria.Informação e deredes sociais na saúde: uma análise do campo da educação popular e saúde com foco nos atores acadêmicos. In: ENANCIB, 14., Florianópolis, 2013. Anais...Florianópolis: ANCIB, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/123456789/455
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em Congresso no Brasil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Regina2.pdf564,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.