Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/444
Tipo: Artigo
Título: A visualização da informação: uma afetividade para olhar a informação.
Autor(es): Barreto, Aldo de Albuquerque
Abstract: A informação vincula o homem ao seu destino e durante sua existência institui as referências para ele percorrer a sua aventura individual no espaço e no tempo. A estrutura desta informação é uma narrativa escrita em uma base física; inscrição e estrutura formam um conjunto de elementos de um todo ordenado e com princípio lógico. Aqui, trabalhamos com o pressuposto de que a estrutura de informação bem visualizada potencializa a percepção. A visualização da Informação tem como objetivo o estudo das formas de representação usadas para uma apreensão visual amigável de um conteúdo. Suas técnicas buscam adequar o espaço da estrutura para que a representação visória gerada ao olhar seja a que melhor mostre o conteúdo da mensagem. Reduz o “estresse cognitivo” do receptor – provocado pela tensão entre o que o olho vê e o que a mente processa na interiorização do conteúdo. Quando a informação é apresentada de maneira destinada ao olhar permite uma visualização conciliadora na decodificação do conteúdo. Na tranquilidade cognitiva o receptor tem na assimilação uma fruição visual.
Palavras-chave: Informação
Visualização da Informação
Percepção
Informação e Conhecimento
Estresse Cognitivo
Economia Cognitiva
Eye-tracking
Citação: Barreto, Aldo de Albuquerque. A visualização da informação: uma afetividade para olhar a informação. Datagramazero, Rio de Janeiro, v.14,n.6, p.1-3, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/123456789/444
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Artigos em Revistas publicadas no Brasil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AldoVisualização.doc80 kBMicrosoft WordVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.