Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/44
Tipo: Trabalho apresentado em evento
Título: Recursos eletrônicos de informação e comunicação em periódicos científicos latino-americanos em ciências agrárias
Autor(es): Oliveira, Eloísa da Conceição Príncipe de
Valério, Palmira Moriconi
Chalhub, Tania
Pinheiro, Lena Vânia Ribeiro
Abstract: Pesquisa exploratória e descritiva, tendo como método a análise documental efetivada em meio eletrônico, com o objetivo de analisar os periódicos científicos latinoamericanos em Ciências Agrárias, na adoção de tecnologias de informação e de comunicação, no cenário do acesso livre. A fonte utilizada para coleta de dados foi a base Scientific Electronic Library Online - SciELO, considerando critérios de indexação, abrangência na região estudada e legitimidade na comunidade científica. Os indicadores eletrônicos verificados são os do Latindex, como e-ISSN, indexação em repositórios digitais, navegação, funcionalidade, usabilidade, buscadores e digital object identifier (DOI). A amostra ficou constituída por 46 periódicos de países onde a plataforma SciELO já se encontrava consolidada em 2009, ano da coleta dos dados, variando o quantitativo de periódicos por país: Argentina (3), Brasil (23), Chile (6), Colômbia (5), Cuba (3) e Venezuela (6). Verificou-se que os periódicos latino-americanos das Ciências Agrárias seguem padrões internacionais de controle de qualidade da publicação científica. Parcela significativa está disponível na rede a partir da década de 1990, apresentando e-ISSN e disponibilizada também em repositórios digitais, em sites da instituição editora ou da própria revista, o que possibilita amplo acesso e a visibilidade maior, ainda que o DOI seja ainda pouco adotado. A maioria só oferece acesso aos artigos via SciELO e, embora os periódicos apresentem navegação rápida e informações claras, nem todos se beneficiam da potencialidade dos recursos das tecnologias de informação e comunicação eletrônicas, como links, sistema de busca e funcionalidade de interfaces. Esta pesquisa aponta para um quadro de pouca adesão aos recursos eletrônicos por parte das publicações periódicas estudadas, o que sugere a necessidade de adoção de novas práticas, de forma a contribuir para o aperfeiçoamento e avanços do processo de comunicação científica.
Palavras-chave: Periódico eletrônico
Periódico científico
Ciências Agrárias
Acesso livre à informação
Editor: Sociedad ESOCITE
Citação: In: Jornadas Latinoamericas de Estudios Sociales de la Ciencia y Tecnologia, 8., 2010, Buenos Aires. Anales del ESOCITE... 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/123456789/44
Data do documento: 2010
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em Congresso no Exterior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OLIVEIRA2010.pdf204,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.