Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/381
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarboza, Elza Maria Ferraz-
dc.date.accessioned2012-08-10T14:52:02Z-
dc.date.available2012-08-10T14:52:02Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationInclusão Social, v. 4, n. 1, 2010.pt_BR
dc.identifier.issn1808-8678-
dc.identifier.urihttp://ridi.ibict.br/handle/123456789/381-
dc.description.abstractApresenta considerações sobre os benefícios da linguagem clara para os usuários e para o próprio governo, que aumentará a eficiência e eficácia de seus serviços, ao proporcionar a acessibilidade às informações contidas em seus serviços on-line no tocante à inteligibilidade. Segundo a pesquisa Inaf Brasil 2009, 54% dos cidadãos brasileiros entre 15 e 64 anos são considerados analfabetos funcionais. Destes, 10% são analfabetos absolutos. Dentre os que cursam ou cursaram da 5ª a 8ª série do ensino fundamental, 24% permanecem no nível rudimentar, perfazendo 78% de cidadãos considerados analfabetos funcionais. Assim, torna-se urgente que o governo produza sua informação e seus serviços on-line de modo fácil de serem usados, a fim de atingir essa faixa da população. O conteúdo web deve ser fácil e disposto de maneira simples para que pessoas de nível médio de escolaridade possam compreendê-lo. Em outras palavras, é a promoção da usabilidade do conteúdo. A implantação de uma linguagem clara em websites do governo pode beneficiar a grande diversidade de sua audiência, contribuindo assim para maior da responsabilidade social das instituições governamentais.pt_BR
dc.description.abstract[en] The objective of this article is to present some considerations about plain language benefits for users and the Government itself, which will improve efficiency and effectiveness of government online available services providing accessibility to information in terms of readability. According to INAF Brazil 2009 survey, 54% of Brazilian citizens from 15 to 64 years old are considered functional illiterates and 10% of them are completely illiterates. Out of those who completed from 5th through 8th grades, 24% remain at low literacy level, totalizing 78% of functional illiterate people. Therefore, it is important that the government shall provide easy online services to reach this segment of population. The web content must be easy and laid out in a simple way so that low level education people can understand, navigate and use it. In other words, it is content usability. Implementing Plain Language on government websites can improve the different types of audience and contribute to a greater social responsibility of governmental agencies.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Sonia Burnier (sdesouza@ibict.br) on 2012-08-10T14:52:01Z No. of bitstreams: 1 ELZAIS2010.pdf: 430475 bytes, checksum: 457ec9ce31a55eac47ff4fe7aea4ca84 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2012-08-10T14:52:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ELZAIS2010.pdf: 430475 bytes, checksum: 457ec9ce31a55eac47ff4fe7aea4ca84 (MD5) Previous issue date: 2010en
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherIbictpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguagem clarapt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectUsabilidadept_BR
dc.subjectWebsites do governo brasileiropt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.titleA linguagem clara em conteúdos de websites governamentais para promover a acessibilidade a cidadãos com baixo nível de escolaridadept_BR
dc.title.alternativeThe plain language on governmental website contents to promote accessibility for low level education citizenspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
Aparece nas coleções:Artigos em Revistas publicadas no Brasil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELZAIS2010.pdf420,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais