Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/30
Tipo: Artigo
Título: Educação da Sensibilidade - informação em arte e tecnologias para inclusão social
Título(s) alternativo(s): Education of sensitiveness - information on art and technologies for social inclusion
Autor(es): Pinheiro, Lena Vânia Ribeiro
Abstract: Discute-se o potencial da informação em arte, educação pela arte, educação da sensibilidade, competência informacional e tecnologias de informação e comunicação (TICs), embasada nas idéias e conceitos de Fisher (necessidade da arte), de Read (educação pela arte e educação da sensibilidade) e de Silva (consciência). São considerados a sociedade da informação, as políticas públicas e o papel de museus e bibliotecas de arte neste processo. É preciso reconhecer que a convergência dos componentes estudados pode conduzir à inclusão social.
Abstract: This paper discusses about resourcefulness of information on Art, Education through Art, education of sensitiveness, informational competency and technologies of information and communication (TICs), based on Fisher’s ideas and concepts (need of Art), Read’s (education through Art and education of sensitiveness), and Silva’s (consciousness). Information society, public policies, and the role of Art museums and libraries are taken into consideration in this process. It is necessary to have in mind that convergence of the components studied can lead to social inclusion.
Palavras-chave: Inclusão social
Informação em arte
Educação pela arte
Educação da sensibilidade
Competência em informação
Tecnologia da informação
Sociedade da informação
Editor: Ibict
Citação: Inclusão Social, v. 1,n.1, 2005, p.51-55
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/30
Data do documento: 2005
Aparece nas coleções:Artigos em Revistas publicadas no Brasil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IS2005Pinheiro.pdf83,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais