Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/307
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDiniz, Cládice Nóbile-
dc.creatorOlinto, Gilda-
dc.date.accessioned2012-07-06T17:44:46Z-
dc.date.available2012-07-06T17:44:46Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationIn: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 7.: 2006 : Marília. Anais do VII ENANCIB. Marília : Unesp, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ridi.ibict.br/handle/123456789/307-
dc.description.abstractEste texto apresenta um estudo de caso que procura caracterizar o uso de tecnologia de informação (TI) entre universitários, assim como identificar fatores que contribuem para o desenvolvimento da fluência em TI. O trabalho especifica aspectos da fluência em TI, em múltiplas dimensões e características, mensurados em levantamento (survey) entre estudantes de graduação de Administração, de escolas privadas do Rio de Janeiro. Os resultados obtidos indicam que o aluno valoriza conhecimentos em TI e demonstra familiaridade com alguns softwares básicos e com recursos da Internet. Revelam, também, que a origem social do aluno não produz efeito expressivo sobre a fluência em TI, sendo marcantes outros fatores, como a idade de início do aprendizado do uso do computador, o conhecimento de inglês e o gênero do aluno. Os resultados desse levantamento trazem elementos para formulação de políticas educacionais.pt_BR
dc.description.abstract[en] This paper focuses on Fluency with Information Technology (IT) and tries to measure it among Business students in Rio de Janeiro. It also tries to identify factors that might contribute to its development. The concept and its dimensions as well as the characteristics of the survey are considered. Analyzes undertaken show that the student values the acquisition of this kind of fluency and appears to be familiar with basic software and with the Internet. Analyzes that try to identify factors that might contribute to IT fluency suggest that that the student’s social origin is not a distinguished factor. On the other hand, age of access to computer, knowledge of English and student’s gender appear to contribute to this fluency. The results of the study bring elements that might contribute to the development of educational policies on the subject.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Sonia Burnier (sdesouza@ibict.br) on 2012-07-06T17:44:46Z No. of bitstreams: 1 OlintoEnancib2006.pdf: 204530 bytes, checksum: de317eb3c41259187f848e201c72931b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2012-07-06T17:44:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 OlintoEnancib2006.pdf: 204530 bytes, checksum: de317eb3c41259187f848e201c72931b (MD5) Previous issue date: 2006en
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUnesppt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCompetência tecnológicapt_BR
dc.subjectUsuáriopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectFluência em tecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação de competências em softwarespt_BR
dc.subjectCompetência em informaçãopt_BR
dc.titleO uso da tecnologia da informação entre universitáriospt_BR
dc.typeTrabalho apresentado em eventopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em Congresso no Brasil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OlintoEnancib2006.pdf199,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais