Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/290
Tipo: Trabalho apresentado em evento
Título: Indicadores de ciência tecnologia e inovação para que?
Autor(es): Issberner, Liz-Rejane
Abstract: O presente trabalho busca, a partir de uma reflexão sobre a natureza das atividades relacionadas à inovação na área das políticas pública, desenvolver uma categorização dos instrumentos conceituais e metodológicos, bem como dos diferentes tipos de informações voltados para mensurar e avaliar as políticas de ciência, tecnologia e inovação. São identificadas quatro categorias de diferentes modalidades de indicadores, cada qual orientada para situações específicas no âmbito de políticas, demandando um tipo particular de instrumentos de análise e, muitas vezes, demandando perfis profissionais distintos para a sua elaboração. O trabalho conclui ressaltando a necessidade de se aperfeiçoar a área da elaboração de informações em nível governamental, especificamente a de indicadores de ciência tecnologia e inovação sob risco de os gestores e a sociedade em geral não disporem de meios capazes de avaliar os resultados de políticas ou de cometer equívocos em função da pouca clareza sobre a finalidade, limites e abrangência das informações.
Palavras-chave: Indicadores de ciência tecnologia e inovação
PolÍticas públicas
Informação
Inovação
Editor: Ibict : Ufrj
Citação: In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 11.: 2010 : Rio de Janeiro, Anais do XI ENANCIB. Rio de Janeiro : Ibict, Ufrj, 2010
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/123456789/290
Data do documento: 2010
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em Congresso no Brasil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ISSBERNEREnancib2010.pdf106,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.