Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/270
Tipo: Artigo
Título: Semântica e Cognição em Bases de Conhecimento: do vocabulário controlado à ontologia
Título(s) alternativo(s): Semantics and cognition in knowledge bases: from controlled vocabulary to ontology
Autor(es): Biolchini, Jorge Calmon de Almeida
Abstract: A relação dos fenômenos da informação e da cognição é analisada, em referência às fundações paradigmáticas e às bases de conhecimento da área médica. O desafio imposto pela explosão informacional frente à necessidade de singularização contextual, na reconstrução do conhecimento especializado pelo profissional, determina requisitos de qualidade e relevância da informação e o desenvolvimento de modelos e sistemas de suporte à inteligência médica. A construção de redes semânticas e ontologias, a partir de bases de conhecimento e vocabulários controlados, é apontada como uma linha de desenvolvimento capaz de fornecer os instrumentos necessários para aumentar a recuperação de informação relevante diante da diversidade do uso profissional da informação, permitindo vincular os processos de cognição e de decisão às relações de significação e aos modelos de representação da informação.
[en] A relação dos fenômenos da informação e da cognição é analisada, em referência às fundações paradigmáticas e às bases de conhecimento da área médica. O desafio imposto pela explosão informacional frente à necessidade de singularização contextual, na reconstrução do conhecimento especializado pelo profissional, determina requisitos de qualidade e relevância da informação e o desenvolvimento de modelos e sistemas de suporte à inteligência médica. A construção de redes semânticas e ontologias, a partir de bases de conhecimento e vocabulários controlados, é apontada como uma linha de desenvolvimento capaz de fornecer os instrumentos necessários para aumentar a recuperação de informação relevante diante da diversidade do uso profissional da informação, permitindo vincular os processos de cognição e de decisão às relações de significação e aos modelos de representação da informação.
Palavras-chave: Ontologia
Cognição
Medicina
Base de conhecimento
Editor: IASI
Citação: DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação, v.2, n.5, 2001.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/123456789/270
Data do documento: 2001
Aparece nas coleções:Artigos em Revistas publicadas no Brasil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BiolchiniDGZ2001.pdf85,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.