Please use this identifier to cite or link to this item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1002
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dc.creatorQuintslr, Marcia Maria Melo-
dc.date.accessioned2019-02-27T18:33:43Z-
dc.date.available2019-02-27-
dc.date.available2019-02-27T18:33:43Z-
dc.date.issued2018-04-25-
dc.identifier.urihttp://ridi.ibict.br/handle/123456789/1002-
dc.description.abstractThe official statistical agendas determine the work program of the national statistical agencies and define themes, population groups and territories that become (in) visible from the statistics. Visibility provides empowerment to different actors and social issues. To define agendas, the managers of the National Statistical Systems reconcile varied interests of a heterogeneous set of actors. The dynamics of the design of these agendas in Brazil also deal with the temporal lag of statistical legislation and the lack of systematized registration of the dynamics and agendas. The research identified several actions promoted by the Brazilian Institute of Geography and Statistics to delineate the directions of national statistics and extensive thematic coverage of the debates. Those actions ratify the efficiency of this dynamic and supporting the recognition of the excellence of official Brazilian statistics. On the other hand, the research pointed out the need for documentation of the step by step to define the agendas and the imperative requirement of diversification of participating actors for ensure the representability of different social segments. In addition, it was found that the public management of information in the country lacks a strategic all-encompassing view in which the production of official statistics would be effectively contemplated.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Priscilla Araujo (priscilla@ibict.br) on 2019-02-27T18:33:43Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) MARCIA Q DISS IBICT final com ficha 20181030.pdf: 1976029 bytes, checksum: bdef8bc6cf397bd1b3a8969c4290db01 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiência da informaçãopt_BR
dc.subjectEstatísticas Oficiaispt_BR
dc.subjectPolítica de Informaçãopt_BR
dc.subjectPoderpt_BR
dc.subjectInformation Sciencept_BR
dc.subjectOfficial statisticspt_BR
dc.subjectInformation policypt_BR
dc.subjectPowerpt_BR
dc.titleAgendas estatísticas oficiais: política de informação, poder e (in) visibilidadespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6280983992808198pt_BR
dc.contributor.advisor1Malin, Ana Maria Barcellos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0513059117476894pt_BR
dc.contributor.referee1González de Gómez, Maria Nélida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3087665610359216pt_BR
dc.contributor.referee2Senra, Nelson de Castro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2567329346315567pt_BR
dc.contributor.referee3Schneider, Marco André Feldman-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6589062304969432pt_BR
dc.description.resumoAs agendas estatísticas oficiais determinam a programação de trabalho das agências produtoras e definem temas, grupos populacionais e territórios que se tornam (in) visíveis a partir das estatísticas. A visibilidade oferece empoderamento a diferentes atores e questões sociais. Para definir agendas, os gestores dos Sistemas Estatísticos Nacionais conciliam interesses variados de um conjunto heterogêneo de atores. A dinâmica de desenho dessas agendas no Brasil lida também com a defasagem temporal da legislação estatística e com a falta de registro sistematizado das mencionadas dinâmica e agendas. A pesquisa identificou variadas ações promovidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística para o delineamento dos rumos das estatísticas nacionais e extensa cobertura temática dos debates, ratificando a eficiência dessa dinâmica e respaldando o reconhecimento da excelência das estatísticas oficiais brasileiras. Por outro lado, apontou a necessidade de documentação do passo a passo para a definição das agendas e o imperativo requisito de diversificação de atores participantes, assegurando a representatividade de diferentes segmentos sociais. Adicionalmente, foi constatado que a gestão pública da informação no País carece de olhar estratégico totalizante em que a produção de estatísticas oficiais seja efetivamente contemplada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsIBICT/UFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
Appears in Collections:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

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