Please use this identifier to cite or link to this item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1001
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dc.creatorMiglioli, Sarah-
dc.date.accessioned2019-02-27T17:41:43Z-
dc.date.available2019-02-21-
dc.date.available2019-02-27T17:41:43Z-
dc.date.issued2019-02-06-
dc.identifier.urihttp://ridi.ibict.br/handle/123456789/1001-
dc.description.abstractThis thesis addresses the conceptual, historical and institutional aspects of deafness. The work intend to investigate deafness based on conceptual parameters and information representation aiming to characterize Deafness as a domain of scientific knowledge in Brazil. Specifically, it analyzes general systems of knowledge organization to identify thematic representations of Deafness, and recognizes conceptual and thematic contributions in the context of scholarship, research and published literature on the domain of Deafness, seeking subsidies for systematization as scientific knowledge in Brazil. This thesis uses as theoretical-conceptual reference of knowledge organization and representation, domain analysis and interdisciplinarity. As a methodology, it analyzes deafness as a knowledge domain using 4 approaches by Hjørland (2002). This work adopts, for data analysis, the qualitative-quantitative methodologies, making use of the Iramuteq system. Interdisciplinarity is shown both in the thematic representations of international knowledge organization systems and in the elements of the Brazilian science on deafness. It elaborates and describes the Deafness science mandala as a meta-representational map of this scientific domain. This thesis concludes that the dynamics and processes of teaching, research and literature published in the field of Deafness transcend the disciplinary boundaries and constitutes a complex phenomenon.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Priscilla Araujo (priscilla@ibict.br) on 2019-02-27T17:41:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) MIGLIOLI, S. TESE. 2019..pdf: 11993472 bytes, checksum: 72da7e3d9f01f179be87d1cc3e98415b (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiência da informaçãopt_BR
dc.subjectOrganização do conhecimentopt_BR
dc.subjectAnálise de domíniopt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.titleA surdez como ciência no Brasil: parâmetros de organização e representação do conhecimentopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6608498609961897pt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Rosali Fernandez de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1722582102636346pt_BR
dc.contributor.referee1Biolchini, Jorge Calmon de Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1287998611558420pt_BR
dc.contributor.referee2Pinheiro, Lena Vania Ribeiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9613980184982976pt_BR
dc.contributor.referee3Miranda, Marcos Luiz Cavalcanti de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8713013619609185pt_BR
dc.contributor.referee4Weitzel, Simone da Rocha-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9686940788640111pt_BR
dc.description.resumoAborda os aspectos conceituais, históricos e de institucionalização da Surdez. Objetiva investigar a Surdez em base de parâmetros conceituais e de representação de informação visando caracterizá-la como domínio do conhecimento científico no Brasil. Especificamente, analisa sistemas gerais de organização do conhecimento visando identificar representações temáticas da Surdez, e identifica aportes conceituais e temáticos no contexto do ensino, pesquisa e literatura publicada sobre o domínio da Surdez, buscando subsídios para sistematização como conhecimento científico no Brasil. Utiliza como referencial teóricoconceitual conceitos de organização e representação do conhecimento, análise de domínio e interdisciplinaridade. Como metodologia, analisa a Surdez como domínio do conhecimento utilizando 4 abordagens de Hjørland (2002). Adota, para análise dos dados, as metodologias quali-quantitativa, fazendo uso do sistema Iramuteq. A interdisciplinaridade mostra-se presente tanto nas representações temáticas dos sistemas de organização do conhecimento internacionais como nos elementos da ciência brasileira sobre Surdez. Elabora e descreve a mandala da ciência sobre Surdez como mapa metarrepresentativo deste domínio científico. Conclui que as dinâmicas e os processos de ensino, pesquisa e literatura publicada no domínio da Surdez extrapolam as fronteiras disciplinares e constitui em um fenômeno complexo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsIBICT/UFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
Appears in Collections:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

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